Saia da Caverna

Saia da Caverna

Por |

Profeta, temente e fiel a Deus, Elias tinha em seu currículo feitos como colocar-se diante da maior autoridade política e dizer que não choveria durante anos; disputar e vencer o confronto com 850 profetas no Monte Carmelo; multiplicar, de modo quase indefinido, o azeite na casa da viúva de Sarepta.

Mesmo assim entrou em pânico quando a rainha decretou sua morte. A confiança no Eterno desapareceu, fugiu e se entregou à depressão. A situação era tão grave que ele orou ao Pai dizendo: “Tire minha vida. Tenho que morrer algum dia, e bem que podia ser agora” (Reis 19:3). A seguir deitou-se e dormiu. Acordado por um anjo que lhe trouxera comida, levantou-se e comeu, mas deitou- novamente e dormiu. Passado um tempo o anjo voltou, o acordou e mandou que comesse bem, pois faria uma longa viagem.

Atravessou o deserto, subiu no Monte Horebe (Monte de Deus) e se alojou dentro de uma caverna. Sua situação era crítica, duas coisas eram muito perceptíveis nele: a imobilidade, não conseguia tomar decisões por si mesmo e a autocomiseração, sentia muito dó de si mesmo. Sentiu-se seguro dentro da caverna, mas o anjo do Senhor, perguntando o que fazia ali, mandou que saísse, pois o Eterno passaria por ali. Levantou e, hesitante, se postou à entrada da caverna. Nem a promessa de que o Eterno passaria por ali fora suficiente para que saísse por completo da caverna!

Como ele, muitos estão afundados e imobilizados em sentimentos de autocomiseração, perderam a capacidade de reagir e seguir adiante. Esqueceram-se que, acima de tudo e todos, existe um Deus amoroso que tudo sabe e tudo vê e que está sempre pronto a ajudar um filho Seu.

Um dos maiores erros que podemos cometer é o de achar que Deus nos abandonou e estamos sozinhos. Os que assim pensam, logo se entregam ao desânimo e perdem a fé. Não caia nessa tentação! Assim como disse a Elias, o anjo do Senhor está dizendo a você agora: “Saia da caverna, o Senhor vai passar”. O Senhor está passando diante da sua caverna agora. Saia, encontre-se com Ele, pois Seus planos para você são grandiosos.