Gratidão

Gratidão

Por |

“ Em tudo dai graças” I Tessalonicenses 5:18


Olhando o resumo do meu relatório semanal de alertas em um conhecido aplicativo para locomoção fiquei surpreso ao ver que meus alertas haviam auxiliado 3227 pessoas, mais surpreso ainda fiquei ao ver que 11 pessoas haviam agradecido.

Lembrei de um relato feito por Norman Vincent Peale (1898-1993) sobre um pastor que dirigia uma congregação à beira mar. Uma sexta feira naufragou uma embarcação com 11 pessoas a bordo e pediram-lhe que orasse. Dias depois ele colocou na igreja uma lista com o nome de nove marinheiros e, à frente de cada nome, escreveu: “Perdido no mar”. A notícia se espalhou e os marinheiros iam até a igreja perguntar como seu nome estava na lista de desaparecidos se estavam na cidade? Cada vez que era procurado por um dos homens ele tirava o nome da lista. Naquela noite, em seu sermão ele explicou a lista dizendo:

– Foi-me pedido que orasse pela segurança de onze pessoas no naufrágio de sexta feira. Apenas dois vieram pedir-me que desse graças por haverem voltado sãos e salvos. Presumi, naturalmente, que os outros nove haviam se afogado.

Como muitos de nós, estavam vivos, mas não mostraram gratidão. Robert Emmons, professor de Psicologia na Universidade da Califórnia, EUA, afirma que a prática de expressar gratidão melhora o humor, aumenta o otimismo, auxilia na duração e qualidade do sono, dá mais disposição para a prática de exercícios físicos, ajuda a equilibrar a pressão arterial e diminui os níveis de depressão e estresse. Podemos ainda acrescentar que, mostrar gratidão para com o Eterno, faz com que reconheçamos Sua importância em nossa vida e nossa total dependência de Suas bênçãos.

Você se considera uma pessoa grata? Não basta reconhecer o que recebemos é fundamental termos um espírito agradecido.